domingo, 7 de novembro de 2010

Nico Hulkenberg conquista pole em Interlagos

Longe de qualquer previsão feita, Nico Hulkenberg, da Williams, ficou com a pole position para o GP do Brasil. O alemão teve um desempenho sem destaques ao longo do treino, mas mostrou superioridade na terceira sessão. É a primeira pole da sua carreira e sua primeira corrida em Interlagos. O piloto deixou para trás Sebastian Vettel e Mark Webber, da RBR, que largam em segundo e terceiro, respectivamente.
Com mais chances matemáticas de vencer o campeonato, Fernando Alonso tentou se manter seguro durante a tarde e não forçou demais seu carro. O espanhol larga amanhã na quinta colocação com sua Ferrari.
Felipe Massa encontrou dificuldades para enfrentar os oponentes e quase não ficou no top 10. Já Barrichello mostrou sua familiaridade com a pista e garantiu a sexta colocação para a largada de amanhã.
A expectativa para o GP é de tempo nublado, mas sem chuvas até o fim da corrida. A pista molhada mostrou-se um belo desafio para todos os pilotos, que passaram boa parte da manhã buscando um acerto ideal para os carros.
"É muito fácil fazer uma besteira com o clima como este, então é preciso ter muito cuidado ao guiar", avaliou Webber ao fim do treino. O australiano disse ser muito vantajosa a posição para a largada de amanhã, fundamental para manter-se concorrendo pelo campeonato.
A classificação
Alonso buscou se poupar desde o início dos treinos livres desta manhã. O Espanhol foi apenas uma vez para a pista, passando o restante do primeiro treino nos boxes. Já o australiano Mark Webber não poupou sua Red Bull, e aproveitou cada minuto para aprimorar seu desempenho no asfalto molhado de Interlagos.
Com a abertura da pista para o treino classificatório, não havia mais como se poupar. Alonso partiu para sua primeira volta com desempenho ainda irregular, como apresentado na sexta-feira. Sua disputa direta era com Webber, que fez os melhores tempos no Q1. Mas o australiano nem teve muito o que comemorar, perdendo para o espanhol no fim da primeira sessão.
Bruno Senna apresentou dificuldades ao manter controle do carro, e chegou até a rodar na a saída de uma curva. O brasileiro não conseguiu avançar para a segunda parte da classificação, assim como Lucas di Grassi, Jarno Trulli, Heikki Kovalainen, e Christian Klien.
Já no Q2, Sebastian Vettel entrou na Briga, e mostrou que também tornaria a disputa pela pole difícil. Felipe Massa pouco pode fazer para ajudar o companheiro de equipe. O brasileiro não conseguiu tirar o rendimento necessário do carro para alcançar os cinco melhores tempos e precisou acelerar firme para se garantir na superpole.
Depois de passar o fim de semana elogiando Interlagos, Lewis Hamilton mostrou que realmente tem entrosamento com a pista brasileira. O inglês levou seu McLaren para o topo do ranking por duas vezes ao longo do Q2, lembrando que ainda está na disputa pelo campeonato.
Já valendo a pole position, Hamilton, Vettel, Webber e Alonso travaram uma emocionante disputa. Mas o inesperado aconteceu. Nico Hulkemberg colocou sua Williams na ponta e dominou a maior parte do Q3, deixando claro que a guerra pelo campeonato ficaria mais difícil no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário