domingo, 7 de novembro de 2010

Palio Essence 1.6: começou bem

Um Palio todo renovado está em gestação, e começou pelo motor. Como mostrado em primeira mão na edição de junho, uma nova geração chega às lojas no fim do ano que vem. Mas o novo motor ficou pronto antes e já equipa a atual geração do modelo. Por que isso? Porque o contrato de fornecimento do 1.8 de origem GM terminou, levando a Fiat a aplicar os novos E.torQ em quase todos os seus carros (o Stilo ficou de fora, pois logo sai de linha).
Mesmo que o Palio não tenha outras novidades, a troca do motor é muito bem-vinda, sobretudo para os que gostam de agilidade. No teste, o 1.6 16V deixou o antigo 1.8 8V para trás nas acelerações, com larga vantagem. De 0 a 100 km/h caiu de 11,2 s para 10,4 s! Após mil metros, enquanto o Palio 1.8 chega a 156,6 km/h, o novo 1.6 já está a 161,4 km/h. Nas retomadas ele não atingiu as marcas anteriores, já que só empolga após os 2 mil giros.
Isso significa que o motorista precisa reduzir mais as marchas, mas depois que os “pulmões” se enchem, o Palio fica esperto até demais. Além disso, nossos testes mostram que ele ficou mais silencioso e econômico. Sem opção de motor 1.6 desde 2002, o Palio enfim reencontra uma faixa de cilindrada mais adequada ao seu porte e peso. Agora só falta a roupa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário